Confira essas dicas e práticas para aumentar a segurança em redes voIP

Confira essas dicas e práticas para aumentar a segurança em redes voIP

É importante pontuar que quando se trata de voIP a segurança é uma das maiores preocupações, principalmente quando várias localidades e usuários estão conectados na mesma rede. Desse modo, se algo der errado, todo o sistema, e todas as pessoas nele conectadas, são atingidos.

No entanto, com as práticas corretas é possível manter a rede voIP segura e protegida. Por isso, preparamos esse post para mostrar 4 práticas corretas para manter sua rede bem protegida.

 1. Criptografe sua comunicação com SIPS e SRTP

 

 

Antes de mais nada, se você deseja manter suas informações compartilhadas totalmente seguras, é recomendado que utilize os protocolos SIPS ou SIP sobre TLS e SRTP. Esses protocolos vão criptografar a troca de mensagens de sinalização e tráfego de áudio, e resolverão problemas de autenticação, confidencialidade e integridade, habitualmente vistos nesses cenários.

Com toda certeza, um aspecto ótimo sobre SIPS e SRTP é que eles criptografam todas as informações associadas ao início da chamada, processamento e tráfego de áudio. Para melhor exemplificar, imagine você durante uma chamada sabendo que não apenas o arquivo de áudio será protegido, mas também todas as informações relacionadas, como a identificação de chamada, correio de voz, etc. estendendo a segurança aos seus dados durante os processos de troca. Uma segurança que realmente traz conforto, não é mesmo?

 

 2. Proteja sua rede com senhas e valores seguros e exclusivos

 

Na sequência, é fundamental dar um passo adiante na segurança e sempre usar senhas e valores exclusivos ao configurar sua rede VoIP.  Essa prática evita que os hackers adivinhem os valores padrão, mantendo, assim, sua rede e todas as informações transferidas seguras e protegidas. 

Uma dica de ouro é sempre usar um único nome de usuário e senha para cada sessão de autenticação. Nunca é uma boa ideia permitir sessões simultâneas de VoIP com as mesmas credenciais, porque isso pode tornar sua rede vulnerável a hackers.

 

 3. Coloque práticas seguras de autenticação para seus protocolos de sinalização de chamadas

 

Não importa se você usa H.323 ou H.225, a  importância de configurar esses protocolos com práticas de autenticação seguras é a mesma.

Independentemente de usar SIP, H.323 ou IAX, certifique-se de que seus protocolos de sessão exijam autenticação para cancelar o registro de um agente de usuário ou endpoint.

 4. Configure protocolos e processos seguros para sua rede

 

 

Para obter o máximo de segurança em sua rede voIP, é muito importante personalizar um plano que impeça redes vulneráveis e fracas. Assim sendo, uma prática recomendada é usar o método de gerenciamento de dispositivo fora da banda de uma rede isolada e segura, pois isso cria um caminho seguro para gerenciar uma rede remota sem interferir no tráfego normal.

Todavia, se você usar o método de gerenciamento de dispositivo dentro da banda, certifique-se de que o gerenciamento esteja criptografado, ok?

Para as práticas diárias de gerenciamento, é importante ter um software de gerenciamento de VoIP que registre atividades críticas para serem revisadas ​​ou auditadas.

Por último, coloque sua rede de voz atrás de um firewall, e permita apenas o acesso autorizado definindo regras explícitas no dispositivo de segurança para aumentar significativamente a proteção da rede.

Em suma, é impossível superar todos os problemas de segurança e algumas coisas são inevitáveis, mas definir um plano de melhores práticas e procedimentos para manter sua rede VoIP segura pode colocá-lo um passo à frente no gerenciamento de crises.